Especialista revela quais alimentos escurecem os dentes e como recuperar cor natural do sorriso
top of page

Especialista revela quais alimentos escurecem os dentes e como recuperar cor natural do sorriso


O clareamento dental pode recuperar a coloração dos dentes

Manter os dentes livre de cáries e brancos são preocupações que fazem parte da vida das pessoas desde a infância. Com o tempo e a falta do devido cuidado, os dentes perdem sua coloração mais branca e um dos principais fatores do escurecimento dos dentes está no dia a dia: a alimentação. Existem alimentos capazes de grudar na porosidade do esmalte desgastado do dente e, assim, alteram a coloração do sorriso. Entretanto, a odontologia permite, com tratamentos, que os dentes voltem a sua cor normal e até mais brancos.

De acordo com a cirurgiã-dentista Francine de Andrade Bragança, bebidas alcoólicas coloridas, refrigerantes, iogurtes, chás, café, vinho, sucos com pigmentações fortes, legumes verdes, molhos escuros, tomates, tabaco e alimentos coloridos artificialmente são os principais agentes no processo de escurecimento dos dentes. “Tudo o que pode manchar as suas roupas também pode manchar os seus dentes”, lembra.

Em caso de sorriso amarelado ou escurecido, o clareamento dental surge como uma opção para resgatar a cor dos dentes. Francine conta que, em geral, são realizadas duas consultas em que o paciente recebe três aplicações de um gel clareador, porém, o processo de tratamento pode ser reajustado conforme o desejo do paciente, que pode sentir sensibilidade ou cansaço durante o procedimento.

A cirurgiã-dentista revela que, durante o processo de clareamento, os alimentos que escurecem os dentes não devem ser apenas evitados e, sim, eliminados da alimentação diária. Após a realização do procedimento eles podem voltar a ser consumidos, no entanto, os cuidados são fundamentais. “Para fazer o clareamento durar o máximo possível, é preciso ter uma higiene adequada, utilizando escova, fio dental e raspador de língua três vezes ao dia ou logo após ingerir um alimento que pode deixar pigmentos e tornar a escurecer os dentes”, explicou Francine.

Ainda segundo a cirurgiã-dentista Francine de Andrade Bragança, o clareamento dental pode ser realizado em qualquer pessoa. O único risco é se o procedimento não for realizado por um cirurgião-dentista, podendo causar sensibilidade pós-aplicação e irritação na gengiva. Por isso, para obter resultados seguros e satisfatórios, é importante passar por uma avaliação profissional criteriosa antes da realização do tratamento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page